< Voltar

Perguntas Frequentes sobre Fios e Cabos Elétricos.

1

O que é um produto compulsório?

Existem produtos que, por suas características, podem colocar em risco a saúde e a segurança do usuário e do meio ambiente, caso sejam fabricados de maneira inadequada. Produtos como: fios e cabos elétricos, extintores de incêndio, botijões, mangueiras e reguladores para gás, preservativos (camisinha), entre outros, têm seu processo de fabricação regulamentado pelo Inmetro. Por isso, esses produtos são certificados compulsoriamente, ou seja, devem obedecer obrigatoriamente normas específicas de fabricação.

2

Por que fios e cabos elétricos devem ser certificados pelo Inmetro?

Por que são produtos que podem colocar em risco a segurança do usuário e do meio ambiente, e portanto precisam de uma certificação regulamentada pelo Inmetro que garanta sua qualidade.

3

Como fios e cabos elétricos são avaliados?

Periodicamente, equipes técnicas dos IPEM's visitam os locais em que se encontram à venda esses produtos, verificando suas condições. Também podem ocorrer denuncias de irregularidade.

4

Como eu sei quando um fio ou cabo elétrico é certificado?

Você fica sabendo que o produto é certificado pela presença do "Símbolo de Identificação do Sistema Brasileiro de Certificação" colocado no produto e na sua embalagem, que deverá estar acompanhado do nome ou marca do Organismo de Certificação de Produto (OCP) credenciado pelo Inmetro.

5

O que acontece quando uma empresa fabrica
e comercializa fios e cabos irregulares?

Os fabricantes e importadores que não cumprem as normas e regulamentos são multados e os produtos irregulares são retirados de comercialização. Em casos extremos, podem responder criminalmente.

6

Que tipo de problemas eu posso ter se comprar
um fio ou cabo elétrico que não possui certificação?

A utilização de fios e cabos elétricos que não atendem às normas técnicas põe em risco a segurança das pessoas e seus patrimônios. Produtos não qualificados possuem baixa qualidade, podem ser desenvolvidos por fabricantes desconhecidos, podem ter falsidade ou omissão de informações técnicas, podem provocar problemas de funcionamento em equipamentos, podem causar aumento de gasto nas contas de energia elétrica e podem também causar curto-circuito, descargas elétricas ou incêndios.

7

Por que utilizar fios e cabos elétricos certificados
reduz os gastos de minha conta de energia elétrica?

Porque fios e cabos elétricos qualificados têm garantia de procedência da matéria-prima utilizada e possuem efetivamente as características informadas. Além disso, já passaram por testes em órgãos competentes que garantem sua qualidade e isenção de riscos para o consumidor.