< Voltar

Artigos

Choque elétrico – quais as consequências para o corpo?

Você conhece quais as consequências que o choque elétrico pode ter no corpo humano?

Uma das frases mais utilizadas por um dos nossos parceiros, a @Abracopel é que a eletricidade não tem cheiro, não tem cor, é invisível e que com ela não se brinca.

Mesmo assim, ainda é possível ver, diariamente, pessoas“brincado” com a eletricidade, pois, o número de acidentes elétricos ainda é muito grande.

Estatísticas comprovam que mortes por choques elétricos é alarmante.

Apesar de quase não divulgado na mídia, a não ser quando o acidente é de grande proporção, é importante ressaltar que o número de mortes por choques elétricos chega a ser assustador.

Em 2017, de acordo com dados divulgados pela Abracopel, foram registradas 617 mortes por choques elétricos, mas este número pode ainda ser muito maior, pois, somente conseguimos contabilizar aqueles que tiveram suas ocorrências registradas.

Você sabia que morre muito mais brasileiro por choque elétrico do que pela #dengue? De acordo com os números apresentados pelo Anuário Estatístico da Abracopel, entre os anos de 2013 e 2017 foram registradas 3.035 mortes. Este número é extremamente alarmante.

Você sabe quais as consequências de um choque elétrico?

Quando uma pessoa sofre um choque elétrico as consequências podem ser: queimaduras, Contrações Musculares e do Sistema Nervoso e, dependendo da intensidade do choque, poderão ser afetados órgãos vitais como Coração e Pulmão, que podem levar a pessoa à morte.


Como socorrer uma vítima de choque elétrico?

A pessoa que sofre um choque elétrico deve ser socorrida imediatamente, iniciando pelo corte da corrente elétrica. Caso isso não seja possível, procure afastar a pessoa do local do choque com um material isolante.

Nunca coloque a mão em uma pessoa que está levando um choque pois, você poderá ficar “grudado” com ela ou gravemente machucado. Acione imediatamente o Corpo de Bombeiros para que ele possa fazer o socorro apropriado.

Certo, entendemos que os choques elétricos acontecem devido ao descuido das pessoas, mas também ocorrem, em sua maioria, por problemas na instalação elétrica.

O uso de fios e cabos de má qualidade aumentam os perigos de choques elétricos. Por esse motivo é de suma importância que, ao comprar fios e cabos para uma construção ou reforma, você procure por aqueles mais seguros e confiáveis, a fim de evitar um possível problema elétrico em sua residência.

Então vem a pergunta: como saber se os produtos adquiridos têm boa procedência?

A Qualifio – Associação Brasileira pela Qualidade dos Fios e Cabos Elétricos, realiza mensalmente uma ação de monitoramento dos fios e cabos comercializados nos principais pontos de venda, com o intuito de garantir que o consumidor não esteja comprando “gato por lebre”.

Image title


O trabalho da Qualifio é tão importante que, só no ano de2018, a Associação coletou 611 amostras de fios e cabos no mercado e constatou que 57% delas estavam não-conformes, apresentando um desvio de resistência elétrica de 28%. Um detalhe é que essas amostras não-conformes foram provenientes de 66 fabricantes diferentes.

Você sabe o que significam fios e cabos não-conformes?

O principal problema de qualidade, encontrado nos fios e cabos não-conformes é o uso de uma menor quantidade de cobre no interior do cabo. Isto significa que, para reduzir os custos de produção, alguns fabricantes utilizam menos cobre do que o exigido para garantir a confiabilidade e segurança do produto.

Quando um fio ou cabo possui menos cobre em sua composição, há um aumento da resistência elétrica e, consequentemente, maior risco de aquecimento desses cabos.

Além disso, alguns fabricantes, também visando a redução de seus custos de produção, diminuem o diâmetro do condutor, completando o espaço restante com mais material isolante. Assim, o consumidor pensa que está adquirindo um produto confiável e, na realidade, está levando uma “arma” para sua casa.

Imagine que bom seria se existisse um Selo que atestasse a qualidade dos fios e cabos elétricos, garantindo a confiabilidade do produto.

Um Selo de Qualidade que pode salvar vidas!

Com o intuito de apoiar e auxiliar o consumidor e os profissionais no momento da decisão de compra, a Qualifio vem desenvolvendo um Selo de Qualidade de atestará que o produto foi testado pela Qualifio e é confiável para a compra. 

Image title


Em breve, você poderá exigir que o produto tenha este selo, e, ao realizar a leitura do QR Code, através do seu celular, você conseguirá saber se aquele produto é confiável ou não.

Mas, enquanto este selo ainda não está disponível nas prateleiras das lojas de materiais elétricos, descubra aqui quais são os fabricantes que seguem rigorosamente as normas pré-estabelecidas para a produção de fios e cabos seguros e confiáveis.

Evite RISCOS com acidentes elétricos. Seja RESPONSÁVEL pela sua própria segurança. Use somente fios e cabos CONFIÁVEIS.