< Voltar

Artigos

São as águas de março fechando o verão.

Quedas de árvores, ventanias, alagamentos,enchentes, são muitos os fatores que contribuem para aumentarem os riscos de acidentes. 

Com chuvas tão intensas, um caso típico das águas de março, é o aumento da probabilidade de que haja quedas de árvores em cima de postes de energia. O que muitas pessoas não sabem é que esta situação somente agrava o risco de que ocorra um acidente com eletricidade. 

Como se prevenir nesta época de chuvas?

1. Se a chuva começar e você estiver em um local descoberto,busque um local seguro, longe de árvores, evitando que raios, e galhos caiam em você. Ficar afastado de cercas metálicas também é recomendável. Se estiver na rua, é importante que fique dentro de seu veículo, uma vez que os pneus de borracha são isolantes, em caso de raios atingirem o solo.

2. Caso a chuva seja seguida de raios e trovões, recomendável desligar os disjuntores do quadro elétrico, a fim de evitar um curto-circuito. Além disto, para evitar possíveis danos elétricos, desligue todos os equipamentos eletroeletrônicos das tomadas. 

3. Nunca utilize equipamentos elétricos que estejam molhados, pois há um grande risco de ocorrer um choque elétrico ou curtos-circuitos.

4. Durante as tempestades, redobre a atenção, principalmente no caso de descargas atmosféricas, pois há mais risco de danificar os aparelhos eletroeletrônicos.

5. Durante as chuvas, evite o uso do telefone celular, principalmente se ele estiver conectado a tomada.

Prevenir é sempre a melhor solução!

Para que nenhum problema de origem elétrica ocorra durante a temporada de chuvas, é importante realizar uma revisão das instalações elétricas de sua residência. A utilização de materiais adequados e confiáveis*, bem como contar com o trabalho de um profissional qualificado, é de extrema importância para garantir a sua segurança e de todos ao seu redor.

Além de evitar que choques elétricos e curtos-circuitos aconteçam, quando uma instalação elétrica é reformada, é possível também reduzir os gastos com energia elétrica.

Importante: nunca tente realizar sozinho nenhum tipo de manutenção na instalação elétrica. Procure sempre um profissional habilitado. O site www.encontreseueletricista.com.brdisponibiliza uma lista de profissionais que poderão ajudá-lo nessa escolha.

Para auxiliá-lo em suas dúvidas com relação à eletricidade e instalações elétricas seguras, entre no site do Programa Casa Segura e acompanhe o melhor canal de informação sobre prevenção de acidentes com eletricidade. 

*Caso tenha dúvidas sobre quais fios e cabos são os melhores para a sua instalação elétrica, entre no site da Qualifio e verifique todos os fabricantes confiáveis.