< Voltar

Artigos

Costurar, ajustar, remendar. Será que com linha e agulha se conserta tudo?

Seja um rasgo de roupa, um barbante para prender balões, um botão da camisa que cai, a dupla linha e agulha vão fazendo os ajustes necessários para aquilo que parecia não ter mais conserto, ficar novo de novo.

Seria tão fácil se conseguíssemos resolver tudo com a mágica da linha e da agulha. Imagine se você pudesse“costurar” os fios e cabos de sua casa, quando eles já não estivessem funcionando adequadamente? 

Se essa analogia lhe pareceu estranha, infelizmente essa é uma realidade que acontece muito mais do que você imagina.  

“Costurar” fios e cabos, não fará com eles tenham a mesma funcionalidade de antes, pois, poderão “rasgar” a qualquer minuto e, quando isto acontecer, muitas vezes não há como remediar aquilo que já pode ter se tornado uma tragédia. 

Parece um simples trocadilho, mas, infelizmente a metáfora acima faz todo o sentido quando nos deparamos com as estatísticas das amostras de fios e cabos coletadas pela Qualifio durante o período de Janeiro – Junho deste ano – como mostra o quadro abaixo: 


206 amostras testadas

56% das amostras estavam não conformes - total de 115 amostras

44% das amostras estavam conformes - total de 91 amostras

Até o momento foram testados 90 fabricantes, sendo que 15 deles são associados à Qualifio 

As amostras referentes aos associados estavam todas conformes!



Não “costurar” com a quantidade de cobre o fio/cabo que irá “vestir” a instalação elétrica de sua casa, é o mesmo que remendar uma roupa e acreditar que ela terá a mesma vida útil de como quando nova.

Ajustar com menos PVC a“roupagem” do fio, e tudo parecer que irá funcionar perfeitamente é uma ilusão.

Tudo isso não passa de remendos, porém, com o passar do tempo, a costura que você imagina ter ficado tão perfeita, quanto aquela feita em uma roupa nova, somente lhe trará problemas e prejuízos.

Um cabo “costurado” pode, facilmente, arrebentar, causando um incêndio de grandes proporções.

Por isso, lembre-se, ao adquirir fios e cabos, procure por fabricantes confiáveis, que lhe garantirão a segurança de um produto de qualidade.

A Qualifio está para trazer ao mercado brasileiro, um Selo de Qualidade que trará mais segurança e confiança aos compradores e usuários de fios e cabos elétricos. Neste selo poderão ser verificados dados do produto, bem como se ele está dentro das normas vigentes.

Seja RESPONSÁVEL pelos seus atos, não corra RISCOS. Use sempre fios e cabos CONFIÁVEIS.

Siga a Qualifio nas redes sociais - @qualifiobr