< Voltar

Artigos

Fios e cabos confiáveis: exija que eles estejam por detrás das paredes

Todos os dias, os noticiários relatam tragédias e mais tragédias que acontecem Brasil afora. Nos últimos tempos, duas notícias causadas por incêndios chocaram o país e nos fizeram pensar o quão inconsciente o brasileiro está em relação aos riscos de mortalidade, devido às instalações elétricas inseguras. 

No fim de 2018, a perda do patrimônio cultural do Museu Nacional do Rio de Janeiro, deixou o país em alerta sobre a possibilidade de o incêndio ter ocorrido devido a problemas elétricos. No mês passado, mais uma tragédia deixou o país em choque: jovens que treinavam no Centro de Treinamento do Flamengo morreram vítimas de um incêndio, que poderia também ter começado devido a problemas de origem elétrica. Infelizmente, em ambos os casos,o que se esperava foi confirmado: os incêndios foram causados por curtos-circuitos nos aparelhos de ar-condicionado, ou seja, o superaquecimento levou a perda do patrimônio da humanidade e a óbito jovens repletos de sonhos. 

Será que, mesmo com duas tragédias tão comentadas na imprensa nacional, a população tem real consciência da gravidade do assunto?  

Quantas pessoas ainda terão que morrer para que as pessoas comecem a se preocupar em verificar, não só as condições do equipamento, mas também como estão as instalações elétricas e a qualidade dos fios e cabos utilizados?

Já pensou que todos nós podemos ser corresponsáveis por mortes causadas devido a problemas elétricos?

Imagine se você comprou fios e cabos elétricos de um fabricante que, durante o processo de produção daquele produto, colocou uma menor quantidade de cobre do que a exigida, e aumentou a quantidade de material plástico isolante no fio. O risco de um superaquecimento dessa fiação é muito maior do que aqueles que foram fabricados de acordo com as normas pré-estabelecidas.  

Uma outra situação, é aquela em que você não conhece absolutamente nada sobre o assunto e, ao chegar na loja de materiais elétricos, o vendedor lhe oferece justamente aquele produto irregular, onde o preço certamente será bem menor do que o fio/cabo fabricado corretamente, aquele que garante segurança e confiança para você.

E por fim, tem o eletricista que você contratou para a construção/reforma da sua casa. Aproveite e converse com ele antes de comprarem os fios e cabos. Confirme se ele conhece a diferença entre um produto irregular e um produto confiável. Lembre-se que se forem instalados fios e cabos não-confiáveis, poderá haver um aumento da resistência elétrica e por consequência um maior risco de aquecimento desse cabo, ou seja, um aumento na possibilidade um incêndio.

Finalmente, fica a pergunta: será que realmente vale a pena economizar quando o assunto é a sua    segurança?

Ao construir ou reformar é importante adquirir produtos confiáveis, de empresas idôneas, capazes de garantir a sua segurança elétrica.

Como saber se o material queestou comprando é confiável.

A Qualilfio – Associação Brasileira pela Qualidade dos Fios e Cabos Elétricos, realiza mensalmente uma ação de monitoramento dos fios e cabos comercializados nos principais pontos de venda,a fim de garantir que o consumidor não esteja comprando “gato por lebre”. 

No ano de 2018, a associação coletou, 611 amostras de fios e cabos no mercado, onde 57% delas estavam não-conformes, apresentando um desvio de resistência elétrica de 28%. Essas amostras, que se encontravam em não-conformidade, foram provenientes de 66 fabricantes diferentes.

Um Selo de Qualidade que pode salvar vidas.

Imagine que bom seria ter um Selo que atestasse a qualidade de uma marcade fio ou cabo e garantisse que aquele é um produto confiável. 

Vamos te contar uma novidade emprimeira mão: a Qualifio vem desenvolvendo exatamente este selo que auxiliará consumidores e profissionais nahora da compra. Em breve, os produtos presentesnas lojas possuirão um selo que lhe ajudará a identificar se aquele produto éconfiável ou não.

Mas, enquanto este selo ainda não está disponívelnas prateleiras das principais lojas de materiais elétricos, descubra, clicando aqui, quais são os fabricantesque seguem rigorosamente, as normas pré-estabelecidas para aprodução de fios e cabos seguros e confiáveis.

Evite RISCOS comacidentes elétricos. Seja RESPONSÁVEL pela sua própriasegurança. Use somente fios e cabos CONFIÁVEIS.

Siga a Qualifio nas RedesSociais: @qualifiobr